quarta-feira, 1 de julho de 2009

FREQÜÊNCIA ESCOLAR (PROJETO PRESENÇA)


A escolarização é forte componente para o romimento do ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações. A freqüência escolar é o exercício de um direito essencial às nossas crianças e jovens: o direito à educação.

O Projeto Presença, lançado em 2005, visa ao acompanhamento do acesso e permanência dos alunos na escola, envolvendo nesse processo a União, Estados e municípios. Tem como objetivos garantir a permanência dos alunos na escola, oferecer dados precisos e atualizados para subsidiar políticas públicas educacionais, oferecer mecanismos de gestão, possibilitar a integração com outros programas sociais e otimizar a distribuição dos recursos públicos federais, alocados de acordo com o número de matrículas.

EDUCACENSO




O educacenso é um sitema on-line que mantém um cadastro único e é centralizado de escolas da rede pública e privada, docentes, auxiliares de educação infantil e estudantes. A idéia é dar mais rapidez à atualização das informações. O sistema fornece dados individualizados e possibilita o acompanhamento da trajetória escolar de alunos e professores.

No Educacenso, a unidade de atenção deiou de ser a escola, passando a ser o aluno. A coleta de dados, feita pela internet, oferece segurança quanto à qualidade das informações levantadas. Isso possibilitou a melhor aplicação dos recursos públicos. Com a informação individualizada, foi possível identificar equívocos de preenchimento, como a duplicidade. Essa é uma das explicações para a queda, a nível nacional, no número de matrículas em relação a 2006, quando o registro foi de 55,9 milhões de estudantes na educação básica.

É também através do Censo Escolar que o MEC faz a sua base de cálculo para mandar qualquer tipo de recurso para todas as ecolas do país.


síntese da Estatística da Rede Municipal
Fonte: Departamento de Estatítica


1. Escolas

- Zona Urbana = 08
- Zona Rural = 36
- Total = 44


2. Matrícula Inicial

- Educação Infantil
  • Zona Urbana: 297 alunos
  • Zona Rural: 341 alunos
  • Total: 638 alunos
____________________________________________________________________________________
- Ensino Fundamental
  • Zona Urbana: 1478 alunos
  • Zona Rural: 1163 alunos
  • Total: 2641 alunos
____________________________________________________________________________________
- EJA
  • Zona Urbana: 322 alunos
  • Zona Rural: 132 alunos
  • Total: 454 alunos
____________________________________________________________________________________
- TOTAL: 3.733 alunos matriculados


3. Professores: 201 no total

Professores da Rede Municipal se reunem para a escolha do livro didático



Seguindo orientações do MEC, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou, no último dia 12 de maio, um encontro com os professores da rede municipal, dentro do Programa nacional do Livro Didático para que fossem escolhidos os livros didáticos a serem usados em 2010.

O evento contou com a presença de todos os professores de 1º ao 5º anos que, de forma conjunta e articulada escolheram os livros entra as opções disponibilizadas e recomendadas pelo MEC.

Segundo a Secretária de Educação, Ivenete Texeira, a participação do professor na escolha do livro é fundamental, já que é o mesmo quem vai usar esse instrumento didático em sala de aula, devendo escolher a opção que julgue melhor para a aprendizagem dos alunos.

O coordenador do encontro, professor Antônio Rodrigues, iniciou os trabalhos repassando aos professores as informações e a forma de organização da escolha. Depois, os professores se dividiram em grupos para a seleção dos livros por disciplina.

Ainda na oportunidade, foram apresentados aos professores dois recursos disponíveis na internet para o apoio ao ensino. Primeiro, o dsite do domínio público, que disponibiliza gratuitamente centenas de obras de autores brasileiros e internacionais.

Outra ferramento mostrada foi o site Portal do Professor, local onde todos os docentes encontram um apoio para ministrarem suas aulas com vários recursos de multimídia disponíveis que irão enriquecer e reforçar o conteúdo passado em sala de aula. Segundo o responsável pelas informações, ìcaro Texeira, é necessário que tanto professores como alunos tomem conhecimento de como utilizar os recursos tecnológicos, pois todos os bens e serviços estão passando por um processo de digitalização, e a educação não foge da regra.

Alagoa Nova receberá em breve mais um curso superior

A cidade de Alagoa Nova terá em breve o funcionamento de mais uma universidade, um motivo para comemorar. Repetindo o sucesso da Universidade Vale do Acaraú quem em 2003 chegou com o curso superior em pedagogia e formou mais de uma centena de professores municipais, dos quais muitos posteriormente se tornaram efetivos, na rede municipal de educação, através de concurso público.

A Secretaria de Educação anuncia ainda para este ano, a implantação do curso de pedagogia da Faculdade João calvino, Tornando cada vez mais simples o acesso dos alagoanovenses a um curso superior. As aulas serão ministradas na própria cidade, no Colégio Municipal Violeta Costa de Souza, fazendo com que os alunos não precisem se deslocar até a cidade vizinha, Campina Grande.

A referida instituição ainda vai oferecer um curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia, que vai tornar os professores participantes cada vez mais capacitados para atenderem os seus alunos.

Vale salientar que as aulas irão acontecer em horário especial, tornando acessível a participação de professores que tem pouca disponibilidade de tempo, e que querem investir na sua formação, concluindo o curso de especialização, ou para os que ainda não tem o curso de pedagogia possam realizá-lo.

Município faz adesão e é contemplado com duas salas de recursos multifuncionais

O Município de Alagoa Nova, após adesão feita pela Secretaria Municipal de Educação, foi contemplado com duas salas de aula especiais, equipadas com televisão, computadores, DVD's e materiais didáticos específicos para a educação especial.

As salas serão instaladas na Escola Municipal Dr. Fernando da Cunha Lima e na Escola Municipal Menino Jesus, onde prestarão atendimento aos alunos com necessidades especiais. A previsão para início das atividades é o mês de novembro.

2/3 do Piso Nacional dos Professores Já é Realidade em Alagoa Nova

Em 16 de julho de 2008 foi sancionada a Lei 11.738 que institui o piso salarial profissional nacional para os professores do magistério público da educação básica, regulamentando disposição constitucional (inciso III do capítulo do artigo 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias). O valor do piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi fixado pela Lei em R$ 950,00 (novecentos e cinquenta reais). O ajuste de 2/3 do piso foi implantado desde janeiro de 2009.

O município de Alagoa Nova torna-se exemplo na Paraíba por ser um dos poucos a implantar os 2/3 do piso, obedecendo ao calendário estabelecido. Com isso, todos os prefessores tiveram um aumento considerável em seus vencimentos.

secretaria de Educação indica dois professores para participarem de curso de especialização oferecido pelo MEC na UFPB

Dois professores da rede municipal de ensino iniciarão um curso de especialização em Atendimento Educacional Especializado, com previsão de início ainda em 2009, com o objetivo de atender crianças com necessidades educacionais especiais no contra turno do ensino regular.